segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Desfiles De Modas.

Os melhores do ano são os desfile de modas.
demorei um pouco pra fazer esse post tentando encontrar livros e textos que falassem especificamente da história dos desfiles, a fim de entender como viemos parar nessa era de transmissão pela internet. Acabou que eu não encontrei muita coisa sobre o assunto em português, a não ser os incríveis textos do Alcino, no blog Última Moda da Folha, onde ele fala desde o surgimento do primeiro desfile, no final do século 19, feito pelo costureiro britânico Worth, até os experimentos do Showstudio, comandados pelo fotógrafo e diretor artístico Nick Knight.
Acontece que aqui no blog a gente sempre optou por tratar mais do fenômeno moda e das suas relações com a cultura pop, que é a parte da coisa que mais nos encanta, do que dos desfiles em si, que são para nós apenas uma pequena parte disso. Porém, esse é um assunto que exerce particular fascínio sobre mim dos pontos de vista histórico e evolutivo. E a verdade é que eu ando bastante entusiasmada com a difusão online dos grandes desfiles e com as possibilidades de mudança em seu formato.
Nessa configuração de mundo em que vivemos, com sucessivas transformações na forma como a moda é entendida e apropriada pelas pessoas, não me parece fazer mais sentido todo esse senso de exclusividade dos fashion shows e a mitologização em torno deles. As semanas de moda, como bem aponta Alcino, ainda semeam muitas das práticas do tempo em que os desfiles eram acontecimentos privados, realizados, de preferência, dentro das suas maisons.
.




2 comentários: